23:33

Historial do Agrupamento


A data oficial da fundação do Agrupamento, ao qual foi atribuido o número 231, sediado na paróquia de Santa Maria –Manteigas é 4 de Setembro de 1966, confirmada pela Ordem de Serviço Nacional, nº259.

A sua fundação deveu-se tal como aconteceu com outros agrupamentos à grande vontade de um grupo de pessoas determinadas que viram no Escutismo a forma ideal de preparar a vida de crianças e Jovens desta terra.

O falecido e saudoso Padre José Gabriel, o Padre Francisco Salvado Gralha, primeiro assistente do agrupamento e os membros da primeira direcção de agrupamento, Engenheiro Joaquim Gonçalves, José Leitão de Carvalho, José Mamede Cleto foram os grandes obreiros do arranque, com a colaboração nestes passos iniciais do então assistente nacional adjunto, Monsenhor Ferreira da Silva, natural de Manteigas.



Naturalmente seguiu-se o aparecimento de Direcções cuja enumeração seria difícil, recordando assim os Chefes de agrupamento: Engº Gonçalves, José Leitão, Carlos Almeida, António Nogueira, que apesar de não ser chefe de agrupamento, foi quem esteve à frente e em boa hora o fez, porque o agrupamento andou à deriva e ele deu-lhe um rumo. Seguiu-se o Chefe Corsino Afonso Sousa, Chefe António Carvalho Ribeiro Lopes, Chefe António Craveiro Cleto e Chefe Maria Manuela Guedes Correira.



Neste momento a direcção do Agrupamento é constituída pelo Chefe António Nogueira como Chefe de Agrupamento, Chefe António Lopes como chefe adjunto de Agrupamento, a chefe Elisabete Costa como secretária e a Chefe Lisia Rabaça como tesoureira de Agrupamento. A direcção conta com a colaboração do Assistente de agrupamento e actual pároco de Manteigas o Padre Sérgio Mendes.


Seguem algumas fotos que demonstram o grande caminho que o 231 já percorreu...